A estratégia é um dos pontos que normalmente é relegado a um segundo plano nas organizações em momentos de crise, como a que estamos vivendo. É certo que é um momento de exceção e que essa clausura passará, mas e depois? Como as instituições de ensino estão se preparando para o pós-pandemia?
Creio que concordamos com o fato de que o mundo será diferente em diversos aspectos, como a saúde, as relações humanas, a forma de gerenciar o caixa e as reservas, as relações de consumo, as relações internacionais e, sobretudo, o processo educacional.
É nesse ponto que a estratégia se reveste de grande importância. Caso as IES não alterem o patamar de sua operação e de sua rotina, o resultado não será diferente. O sonho que moveu a criação de seu negócio só se concretizará se os objetivos, metas, indicadores, oportunidades, ameaças, forças e fraquezas estiverem mapeadas e em operação a partir das estratégias de curto, médio e longo prazos. Além disso, o controle contínuo dos processos inter funcionais e respectivos indicadores balizam a tomada de decisão e a reprogramação de rumo.
Não pretendo aqui discorrer sobre as etapas do Planejamento Estratégico, o que abordarei em outros momentos, mas alertar sobre alguns pontos que, ao meu ver, serão objetos de preocupação das IES.
De que forma as IES trabalharão o seu modelo de ensino, sobretudo o presencial, a partir do contato que docentes e discentes tiveram com diversas ferramentas do ensino a distância?
De que forma as variáveis políticas, ambientais, de saúde e econômicas direcionarão o nosso negócio?
As pesquisas no Google sobre o ensino superior tiveram uma queda significativa no Brasil de, aproximadamente, 35% no último mês. Como se comportará o ciclo de captação 2020/2?
A gestão das IES deverá proporcionar cada vez mais facilidades tecnológicas. O seu processo de matrícula já é todo digital?
A sua IES já projetou os cenários para os próximos semestres com relação a custos, aspectos trabalhistas, taxas de crédito e linhas de financiamento?
É hora de trabalhar todas essas dimensões, renovar o Plano Estratégico e perseguir incansavelmente os seus objetivos e metas.
Sucesso sempre!
Prof Coimbra
Parabéns pelo texto, prof. Coimbra! Sem dúvidas, responder a essas perguntas é tarefa inicial de qualquer gestor da área educacional.
A estratégia é ponto de partida para que a inovação chegue à sala de aula.
Abraços,