Capacitação de professores: tempo e oportunidade para enriquecer a ação docente

A Profa. Ana Valéria Reis provoca uma excelente reflexão nesse artigo escrito para a Revista Ensino Superior.


Por certo as semanas pedagógicas são importantes momentos para o aquecimento do time para os desafios do semestre letivo, porém, é igualmente certo que não conseguimos esgotar temas de grande relevância como o planejamento estratégico institucional, o sistema de avaliação, novas tecnologias, o retorno presencial, o ensino híbrido e tantos outros. 
Considerando que devemos conhecer o perfil do quadro de professores, que competências individuais temos que desenvolver, para equalizar o time na busca pelos resultados esperados?

A DOCTUS destaca algumas contribuições do importante artigo da Profa. Ana Valéria no subtítulo “A Avaliação não preza pela qualidade do aprendizado.”: Paul LeBlanc, reitor da Southern New Hampshire University declara que as notas são um ato de poder imoral em que se julga com um poder de hierarquia a jovens estudantes, em vez de se pensar nas avaliações como um ato de aprendizado. O renomado Eric Mazur, professor de Havard, declara que “a avaliação é um assassino silencioso da aprendizagem” uma vez que ela se torna um castigo para o aluno e não mais uma oportunidade de aprendizado.


Para além da avaliação, temos que repensar continuamente as necessidades de formação dos docentes em muitos outros temas, mas sem deixar de lado a execução dos processos educacionais, o acompanhamento dos resultados a partir de métricas estabelecidas e a implementação de ajustes finos durante o processo, e a forma de corrigir os desvios de formação percebidos.


Temos muito trabalho.!!

Prof. Coimbra.

https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:6894750255741837312

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *