A Profa. Ana Valéria Reis provoca uma excelente reflexão nesse artigo escrito para a Revista Ensino Superior.
Por certo as semanas pedagógicas são importantes momentos para o aquecimento do time para os desafios do semestre letivo, porém, é igualmente certo que não conseguimos esgotar temas de grande relevância como o planejamento estratégico institucional, o sistema de avaliação, novas tecnologias, o retorno presencial, o ensino híbrido e tantos outros.
Considerando que devemos conhecer o perfil do quadro de professores, que competências individuais temos que desenvolver, para equalizar o time na busca pelos resultados esperados?
A DOCTUS destaca algumas contribuições do importante artigo da Profa. Ana Valéria no subtítulo “A Avaliação não preza pela qualidade do aprendizado.”: Paul LeBlanc, reitor da Southern New Hampshire University declara que as notas são um ato de poder imoral em que se julga com um poder de hierarquia a jovens estudantes, em vez de se pensar nas avaliações como um ato de aprendizado. O renomado Eric Mazur, professor de Havard, declara que “a avaliação é um assassino silencioso da aprendizagem” uma vez que ela se torna um castigo para o aluno e não mais uma oportunidade de aprendizado.
Para além da avaliação, temos que repensar continuamente as necessidades de formação dos docentes em muitos outros temas, mas sem deixar de lado a execução dos processos educacionais, o acompanhamento dos resultados a partir de métricas estabelecidas e a implementação de ajustes finos durante o processo, e a forma de corrigir os desvios de formação percebidos.
Temos muito trabalho.!!
Prof. Coimbra.
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