A data para a aplicação do ENADE 2022 já foi anunciada, será no dia 27 de novembro.
Os desafios são muitos, a começar pelo grande distanciamento físico que os alunos tiveram das instituições de ensino, de seus gestores e docentes, em função da pandemia.
Um aluno matriculado em um Curso Superior de Tecnologia, com duração de 2 anos, provavelmente concluiu o curso sem ter conhecido, de forma presencial, a sua escola, professores e colegas de turma. Por outro lado, um grande contingente de alunos, com o apoio da sua instituição de ensino em todas as suas dimensões, se esforçou para acompanhar as aulas, as atividades e avaliações, com a estrutura tecnológica disponível. O setor educacional se mobilizou de forma heroica, para enfrentar tantos desafios.
Mas e agora? O que fazer para nos preparar para o ENADE?
Sim, novembro já está aí, mas temos tempo para os ajustes necessários.
O importante é organizar um processo contínuo e abrangente de comunicação, preparação específica e motivação dos alunos para a participação no ENADE.
Quais são os pontos que merecem uma atenção especial:
– Esclarecer toda a comunidade acadêmica a respeito do ENADE: Objetivos, processos e resultados esperados.
– Sensibilização dos docentes e outras instâncias da IES, como CPA, gestão e administração, para que todos sejam envolvidos no processo de preparação.
– Criar estratégias de aproximação e identificação dos alunos com a IES e o curso, fortalecendo as relações, principalmente neste momento de pós pandemia em que houve um distanciamento dos estudantes do cotidiano das instituições.
– Reavaliar a matriz curricular para verificar se as competências previstas pelo ENADE (Gerais e Específicas) estão contempladas e se o sequenciamento dos conteúdos de cada docente está ajustado com os projetos interdisciplinares e multidisciplinares, considerando o cronograma de aulas e projetos. A partir dessa avaliação, realizar as reprogramações necessárias.
– Capacitar os docentes através de oficinas de elaboração de itens, definindo as normas, procedimentos e critério de avaliação, de acordo com a proposta do INEP para o ENADE.
– Realizar reuniões periódicas com alunos e docentes para a avaliação do processo educacional e efetuar os ajustes necessários.
– Estabelecer pontos de avaliação das competências assimiladas por cada um dos estudantes. A partir dos resultados obtidos por cada aluno e pela turma, identificar os desvios de formação e efetuar os ajustes necessários no cronograma e conteúdo de aulas.
– Propor simulados e avaliações nos modelos da prova do ENADE.
– Organizar uma equipe para acompanhar as questões administrativas como: inscrição de alunos, divulgação, entre outros.
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